Uma plataforma de acordos online é uma das soluções tecnológicas que surgiram nos últimos anos. Às legaltechs encontraram uma nova forma de resolução extrajudicial de conflitos. E sua eficiência impressiona: 84% é a taxa de êxito em acordos. Diante da morosidade do Judiciário e do alto custo do litígio judicial, negociar por meio de uma plataforma de acordos online se tornou uma prática comum.
Mas aqueles que a adotam devem ter cuidado ao escolher o serviço, para que o resultado final seja positivo. Veja o que saber na hora de escolher uma plataforma de acordos online
O que é plataforma de acordos online?
Plataforma de acordos online é uma ferramenta que permite a solução de disputas pela internet. É a chamada Online Dispute Resolution, em que a tecnologia é parte integrante da engrenagem de resolução de conflitos. Quando as partes se submetem a essa plataforma, elas devem ter o chamado ânimo conciliatório. Qualquer entrave existente será resolvido no ambiente virtual, sem necessidade de recorrer à Justiça num primeiro momento.
Para quem a plataforma é útil?
A plataforma de acordos online pode ser utilizada por muitos atores. Consumidor final, departamentos jurídicos e empresas são quem mais procuram por essa solução. Uma relação consumerista, a negociação de dívidas ou o encerramento de processos judiciais são os temas mais tratados na plataforma.
É possível tratar todo o tipo de conflito?
Em geral, a plataforma de acordos online trabalha com a negociação. Para compreendê-la, é preciso diferenciar outros tipos de resolução de conflitos, como:
- Mediação: um terceiro imparcial colabora para que as partes encontrem uma solução para sua própria questão. É muito utilizada em casos onde existe uma relação continuada (casos de família, vizinhos etc.)
- Conciliação: um terceiro, com posição mais ativa, porém neutra, fomenta a decisão das partes, propondo soluções que agradem. É eficaz em questões de consumo.
- Arbitragem: um terceiro (árbitro ou entidade privada) será responsável por solucionar o problema, sem a participação do judiciário. Depende de previsão contratual ou de compromisso, após o surgimento do conflito, de que a questão será resolvida por arbitragem. É mais utilizada em conflitos empresariais, securitários e disputas imobiliárias.
- Negociação: as partes dialogam diretamente por meio de um facilitador (ferramenta). Não há interferência nas propostas das partes.
Algumas plataformas de acordos online são focadas apenas em negociação. O Acordo Fechado realiza negociação para dirimir litígios entre consumidores e empresas.
Qual a relação custo x benefício?
Algumas plataformas de acordos online podem adotar uma política de cobrança que pode não ser tão vantajosa aos interessados. É o caso daquelas que cobram para cadastrar uma disputa, por exemplo.
Na hora de escolher uma ferramenta, as partes devem se atentar a essa relação custo x benefício. No Acordo Fechado, por exemplo, as partes pagam pelos processos encerrados.
Como é o feedback dos clientes da plataforma de acordos online?
Qualquer serviço que um empresário queira contratar para sua atividade econômica deve ser precedido de investigação sobre o prestador, certo? O mesmo ocorre com uma plataforma de acordos online. Antes de escolher, veja o que outros usuários da ferramenta falaram sobre a solução. Confira notícias que já saíram na mídia, depoimentos e avaliações em redes sociais, e sites de reclamações, como o Reclame Aqui.
Uma boa prática neste sentido é ver o que as instituições que prezam pelas boas práticas de ODR, como a AB2L, falam sobre o serviço.
Tem fácil comunicação e demonstração da plataforma?
Usabilidade e comunicação são dois requisitos que devem estar presentes em uma plataforma de acordos online. Os interessados devem ter facilidade na hora de submeter um litígio à ferramenta, não apresentando dificuldades para fomentar essa relação que possui um ânimo conciliatório. Caso contrário, isso pode afastar as partes na hora de tentar resolver a questão.
Um ambiente intuitivo e simples, rápido e totalmente on line (não possui necessidade de instalação, podendo ser acessado de forma web), proporciona uma experiência muito boa aos seus usuários.
Qual o prazo para solucionar o conflito?
A complexidade de cada caso submetido à plataforma de acordos online é que determina o prazo de solução do conflito. Em geral, os interessados utilizam essa solução para casos menos complexos, que dizem respeito ao Direito do Consumidor (bancário, aviação civil, telefonia, concessionárias de serviços públicos, planos de saúde e outros comuns do dia a dia). Esses casos são resolvidos em pouco tempo, em torno de 30 dias.
A plataforma preza pela segurança de dados?
As soluções tecnológicas atuais devem ter especial preocupação com a segurança dos dados. Principalmente porque o número de ataques cibernéticos vem aumentando exponencialmente. Portanto, antes de escolher uma plataforma de acordos online, confira com o fornecedor a política de segurança da informação utilizada. O armazenamento em nuvem com criptografia costuma ser comum e é uma opção segura.
No Acordo Fechado, somente o cliente tem acesso aos dados que ele cadastra na plataforma. Eles são protegidos por login e senha, em um ambiente amplamente seguro, que utiliza a tecnologia Nuvem AWS da Amazon, uma avançada defesa para ajudar a proteger sua privacidade. Todos os dados ficam armazenados em datacenters da AWS altamente seguros.
Quais ferramentas a plataforma disponibiliza?
O interessado em uma plataforma de acordos online deve verificar se as funcionalidades oferecidas atendem aos seus propósitos. Alguns exemplos de ferramentas interessantes são oferecidas pelo Acordo Fechado. Veja:
- DashBoard AF 2: dashboard customizável que reúne e disponibiliza para consulta todas as informações geradas. Ela possibilita o cadastro de casos, a extração de relatórios e a criação de inteligência nas negociações e melhoria das políticas de acordo;
- AF Web Crawler: permite identificar informações direto dos sites dos tribunais, o que contribuir para conseguir as informações necessárias e até mesmo identificar os casos distribuídos antes mesmo da citação;
- AF Document Assembly: ferramenta que gera minutas automáticas parametrizadas com as necessidades do cliente, como petições de juntada, minutas de acordo ou documentos com as informações de casos onde não foi possível a composição. Os registros são incluídos no banco de dados possibilitando sua extração via relatório e visualização via dashboard.
- AF Mail Messenger e AF Tracking: ferramenta de disparos de mensagens que permite customizar e parametrizar as mensagens de contato, além de permitir o contato com milhares de pessoas por e-mail de forma automática.
Qual a capacidade dos profissionais por trás da plataforma?
- Uma boa plataforma de acordos online deve, necessariamente, ter profissionais capacitados para avaliar os casos que são submetidos à ferramenta. O ideal é que essa equipe seja formada por advogados especializados no assunto que utilizam o conceito de ODR. Essa é a forma de garantir que os resultados serão entregues com eficiência, rapidez e comodidade.
Destinatário, tipo de conflito, feedback, boa usabilidade, ferramentas disponíveis e equipe. Agora que você sabe o que considerar na hora escolher uma plataforma de acordos online, que tal conhecer o Acordo Fechado? Nossos índices de êxito são excelentes.