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O que você precisa saber na hora de escolher uma plataforma de acordos online

Uma plataforma de acordos online é uma das soluções tecnológicas que surgiram nos últimos anos. As legaltechs encontraram uma nova forma de resolução extrajudicial de conflitos. E sua eficiência impressiona: 84% é a taxa de êxito em acordos. Diante da morosidade do Judiciário e do alto custo do litígio judicial, negociar por meio de uma plataforma de acordos online se tornou uma prática comum.

Mas aqueles que a adotam devem ter cuidado ao escolher o serviço, para que o resultado final seja positivo. Veja o que saber na hora de escolher uma plataforma de acordos online.

O que é plataforma de acordos online?

Plataforma de acordos online é uma ferramenta que permite a solução de disputas pela internet. É a chamada Online Dispute Resolution, em que a tecnologia é parte integrante da engrenagem de resolução de conflitos.  Quando as partes se submetem a essa plataforma, elas devem ter o chamado ânimo conciliatório. Qualquer entrave existente será resolvido no ambiente virtual, sem necessidade de recorrer à Justiça num primeiro momento.

Para quem a plataforma é útil?

A plataforma de acordos online pode ser utilizada por muitos atores. Consumidor final,  departamentos jurídicos e empresas são quem mais procuram por essa solução. Uma relação consumerista, a negociação de dívidas ou o encerramento de processos judiciais são os temas mais tratados na plataforma.

É possível tratar todo o tipo de conflito?

Em geral, a plataforma de acordos online trabalha com a negociação. Para compreendê-la, é preciso diferenciar outros tipos de resolução de conflitos, como:

  • Mediação: um terceiro imparcial colabora para que as partes encontrem uma solução para sua própria questão. É muito utilizada em casos onde existe uma relação continuada (casos de família, vizinhos etc.)
  • Conciliação: um terceiro, com posição mais ativa, porém neutra, fomenta a decisão das partes, propondo soluções que agradem. É eficaz em questões de consumo.
  • Arbitragem: um terceiro (árbitro ou entidade privada) será responsável por solucionar o problema, sem a participação do judiciário. Depende de previsão contratual ou de compromisso, após o surgimento do conflito, de que a questão será resolvida por arbitragem. É mais utilizada em conflitos empresariais, securitários e disputas imobiliárias.
  • Negociação: as partes dialogam diretamente por meio de um facilitador (ferramenta). Não há interferência nas propostas das partes.

Algumas plataformas de acordos online são focadas apenas em negociação. A Acordo Fechado realiza negociação para dirimir litígios entre consumidores e empresas.

Qual a relação custo x benefício?

Algumas plataformas de acordos online podem adotar uma política de cobrança que pode não ser tão vantajosa aos interessados. É o caso daquelas que cobram para cadastrar uma disputa, por exemplo.

Na hora de escolher uma ferramenta, as partes devem se atentar a essa relação custo x benefício. Na Acordo Fechado, por exemplo, as partes só pagam pelos processos encerrados.

Como é o feedback dos clientes da plataforma de acordos online?

Qualquer serviço que um empresário queira contratar para sua atividade econômica deve ser precedido de investigação sobre o prestador, certo? O mesmo ocorre com uma plataforma de acordos online. Antes de escolher, veja o que outros usuários da ferramenta falaram sobre a solução. Confira notícias que já saíram na mídia, depoimentos e avaliações em redes sociais, e sites de reclamações, como o Reclame Aqui.

Uma boa prática neste sentido é ver o que as instituições que prezam pelas boas práticas de ODR, como a AB2L, falam sobre o serviço.

Tem fácil comunicação e demonstração da plataforma?

Usabilidade e comunicação são dois requisitos que devem estar presentes em uma plataforma de acordos online. Os interessados devem ter facilidade na hora de submeter um litígio à ferramenta, não apresentando dificuldades para fomentar essa relação que possui um ânimo conciliatório. Caso contrário, isso pode afastar as partes na hora de tentar resolver a questão.

Um ambiente intuitivo e simples, rápido e totalmente on line (não possui necessidade de instalação, podendo ser acessado de forma web), proporciona uma experiência muito boa aos seus usuários.

Qual o prazo para solucionar o conflito?

A complexidade de cada caso submetido à plataforma de acordos online é que determina o prazo de solução do conflito. Em geral, os interessados utilizam essa solução para casos menos complexos, que dizem respeito a Direito do Consumidor (bancário, aviação civil, telefonia, concessionárias de serviços público, planos de saúde e outros comuns do dia a dia). Esses casos são resolvidos em pouco tempo, em torno de 30 dias.

A plataforma preza pela segurança de dados?

As soluções tecnológicas atuais devem ter especial preocupação com a segurança dos dados. Principalmente porque o número de ataques cibernéticos vem aumentando exponencialmente. Portanto, antes de escolher uma plataforma de acordos online, confira com o fornecedor a política de segurança da informação utilizada. O armazenamento em nuvem com criptografia costuma ser comum e é uma opção segura.

Na Acordo Fechado, somente o cliente tem acesso aos dados que ele cadastra na plataforma. Eles são protegidos por login e senha, em um ambiente amplamente seguro, que utiliza a tecnologia Nuvem AWS da Amazon, uma avançada defesa para ajudar a proteger sua privacidade. Todos os dados ficam armazenados em datacenters da AWS altamente seguros.

Quais ferramentas a plataforma disponibiliza?

O interessado em uma plataforma de acordos online deve verificar se as funcionalidades oferecidas atendem aos seus propósitos. Alguns exemplos de ferramentas interessantes são oferecidas pela Acordo Fechado. Veja:

  • DashBoard AF 2: dashboard customizável que reúne e disponibiliza para consulta todas as informações geradas. Ela possibilita o cadastro de casos, a extração de relatórios e a criação de inteligência nas negociações e melhoria das políticas de acordo;
  • AF Web Crawler: permite identificar informações direto dos sites dos tribunais, o que contribuir para conseguir as informações necessárias e até mesmo identificar os casos distribuídos antes mesmo da citação;
  • AF Document Assembly: ferramenta que gera minutas automáticas parametrizadas com as necessidades do cliente, como petições de juntada, minutas de acordo ou documentos com as informações de casos onde não foi possível a composição. Os registros são incluídos no banco de dados possibilitando sua extração via relatório e visualização via dashboard.
  • AF Mail Messenger e AF Tracking: ferramenta de disparos de mensagens que permite customizar e parametrizar as mensagens de contato, além de permitir o contato com milhares de pessoas por e-mail de forma automática.

Qual a capacidade dos profissionais por trás da plataforma?

Uma boa plataforma de acordos online deve, necessariamente, ter profissionais capacitados para avaliar os casos que são submetidos à ferramenta. O ideal é que essa equipe seja formada por advogados especializados no assunto que utilizam o conceito de ODR. Essa é a forma de garantir que os resultados serão entregues com eficiência, rapidez e comodidade.

 

Destinatário, tipo de conflito, feedback, boa usabilidade, ferramentas disponíveis e equipe. Agora que você sabe o que considerar na hora escolher uma plataforma de acordos online, que tal conhecer a Acordo Fechado? Nossos índices de êxito são excelentes.

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